O evento faz parte do Maio Amarelo, mês de conscientização no trânsito, e levou cerca de 1.500 ciclistas que pedalaram um percurso de aproximadamente 10 quilômetros.
Mais uma edição do Bora de Bike, o passeio ciclístico considerado ponto alto das atividades de conscientização no trânsito do Maio Amarelo, aconteceu neste domingo (26). Este ano, o tema abordado, “Paz no Trânsito Começa por Você”, levou em torno de 1.500 ciclistas ao passeio com um percurso de cerca de 10 quilômetros, que teve início em um dos pontos turísticos mais bonitos de Campos, o Cais da Lapa. O evento foi realizado pelo IMTT em parceria com a TV Record contando com o apoio de diversas secretarias municipais. Os ciclistas receberam kits, participaram de sorteios e atividades interativas.A banda da Guarda Civil Municipal (GCM) participou da abertura do evento e durante a concentração, professores da Fundação Municipal de Esportes (FME) movimentaram o público com danças e outras atividades físicas. Durante o percurso, um trio-elétrico com muita música e animação acompanhou os ciclistas. A largada aconteceu no Cais da Lapa e seguiu por ruas e avenidas como XV de Novembro, Doutor Hélio Póvoa, Alberto Torres, Barão de Miracema, 28 de Março, Teófilo Guimarães, Severino Lessa, Sebastião Rangel, 28 de Março, Doutor Felipe Uébe e Sete de Setembro.
De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, o objetivo é incentivar o uso da bicicleta e também conscientizar sobre a segurança no trânsito.
“Queremos conscientizar a população para o uso de um transporte ativo, limpo, seguro. Temos feito várias ações de melhoria e de segurança nas vias da nossa cidade, estimulando cada vez mais o uso da bicicleta como meio de transporte, meio de esporte, meio de lazer e qualidade de vida”, disse Nelson.
Ciclistas que participaram do passeio destacaram os benefícios proporcionado pelo evento.
“É bom para a saúde, para o mental, o físico. O melhor esporte que tem é a bike!” disse Fernanda Gomes.
“É cultura, é saúde, é entrenimento… Pedalar é tudo de bom!” disse Jussara Flach.
“Eu e meu cachorro estamos aqui pela segunda vez nesse evento maravilhoso proporcionando saúde e vida para todos nós!” disse Francisca Costa.
Ainda de acordo com Nelson Godá, o evento alerta para os altos índices de acidente e reúne os usuários do trânsito.
“É importante porque está todo mundo aqui inserido no trânsito, seja pedestre, ciclista, motorista. Então a gente tem que ter atenção, tem que salvar vidas e evitar acidentes. Por isso essa campanha. Mês de maio a gente veste o amarelo, faz várias iniciativas para conscientizar que a gente tenha um trânsito mais seguro na nossa cidade, pois estamos tendo muitos registros de acidentes.” concluiu Nelson.
Os alimentos arrecadados na inscrição do passeio serão destinados às entidades filantrópicas locais cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Além da TV Record, o Bora de Bike teve o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Fundação Municipal de Esportes (FME), Secretaria de Turismo, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Saúde.